VeĂculo SEMI NOVO e veĂculo USADO sĂŁo Ă mesma coisa?
Â
NĂO. VeĂculos SEMI NOVOS sĂŁo aqueles com no mĂĄximo 3 anos de fabricação e cerca de 20 mil km rodados por ano.
TambĂ©m costumam ter UM Ășnico dono.
à partir daà temos os famosos USADOS, com uma probabilidade maior de problemas mecùnicos, mas também existem exceçÔes.
Â
Â
Quanto aos veĂculos vendidos por particulares Ă© recomendado sĂł fazer a compra se conhecer a pessoa, e mesmo assim Ă© preciso minuciosa inspeção, nĂŁo devendo ocorrer nenhum constrangimento de sua parte ao fazer essa anĂĄlise mais minuciosa, de preferĂȘncia com mecĂąnico de sua confiança.
Â
Â
Procure dar preferĂȘncia sempre aos veĂculos vendidos por revendedoras pois assim vocĂȘ estarĂĄ amparado pelo CĂłdigo de Defesa do Consumidor e poderĂĄ acionar a GARANTIA caso encontre algum defeito.
Â
Importante consignar que existem defeitos que sĂŁo de difĂcil constatação e que demoram Ă aparecer, os chamados VĂCIOS OCULTOS, que devem ser reparados pelo VENDEDOR independentemente do momento de sua constatação, por isso a preferĂȘncia pelas lojas/revendedoras de automĂłveis na hora da compra Ă© fundamental.
Â
Â
Pesquise sempre a reputação da empresa no site do RECLAME AQUI e evite surpresas.
Â
Â
Ă seguir algumas dicas para ter segurança na compra do seu veĂculo seminovo:
1) Documentos que devem ser exigidos na hora da compra
-
Comprovante atual do pagamento do IPVA, além das cópias dos comprovantes dos dois anos anteriores;
-
Comprovante atual de pagamento do Seguro ObrigatĂłrio;
-
Certificado de Registro e Licenciamento de VeĂculos;
-
Certificado de TransferĂȘncia (recibo) datado, preenchido e com firma reconhecida;
-
Quarta via de importação, no caso de veĂculos estrangeiros.
2) Documentos necessĂĄrios para realizar a transferĂȘncia de propriedade
-
Comprovantes do pagamento do IPVA atual (e de dois anos anteriores), do seguro obrigatĂłrio e de multas pendentes;
-
Certificado de Registro e Licenciamento do veĂculo;
-
Certificado de TransferĂȘncia (recibo) datado, preenchido e com firma reconhecida;
-
CĂłpias da Carteira de Identidade e do CPF;
-
Comprovante de residĂȘncia (conta ou extrato bancĂĄrio, confirmando endereço);
-
Decalque do nĂșmero do chassi do veĂculo.
Quando o veĂculo tiver placa de outra cidade ou estado, vocĂȘ deve exigir os seguintes documentos para transferĂȘncia de propriedade:
-
ProntuĂĄrio ou histĂłrico do carro;
-
CertidĂŁo Negativa de Multa (do municĂpio de origem do veĂculo);
-
CertidĂŁo Negativa de Furto/Roubo (caso de veĂculo com origem em outro Estado);
-
Comprovantes do pagamento do IPVA;
-
Licenciamento do veĂculo com seguro obrigatĂłrio;
-
Certificado de TransferĂȘncia (recibo) datado, preenchido e com firma reconhecida;
-
Vistoria obrigatĂłria nos postos do Detran e decalque do chassi.
3) Não responda por infraçÔes de trùnsito cometidas pelo proprietårio anterior
De acordo com a legislação atual, o documento de transferĂȘncia do veĂculo sĂł pode ser assinado em cartĂłrio, pelo atual dono e pelo comprador, no ato do reconhecimento da assinatura. Esse recibo deverĂĄ ser autenticado e posteriormente entregue ao Departamento de TrĂąnsito. O novo proprietĂĄrio tem 30 dias para fazer essa transferĂȘncia.
Tire duas cĂłpias autenticadas do recibo de transferĂȘncia e fique com uma delas para recorrer de eventuais infraçÔes cometidas pelo proprietĂĄrio anterior antes da data da venda. O mesmo Ă© vĂĄlido para quem estĂĄ vendendo o veĂculo, para nĂŁo responder por atos e infraçÔes do novo dono.
Envie a outra cĂłpia para o Detran. Com o atual sistema de pontuação do novo CĂłdigo de TrĂąnsito, Ă© importante comunicar logo a transação e a mudança de proprietĂĄrio. Com isso, quem estĂĄ comprando (ou vendendo) o carro se isenta de multas, do acĂșmulo de pontos na carteira e da responsabilidade em eventuais acidentes a partir da data da venda.
4)Â Direitos do consumidor caso o carro apresente problemas apĂłs a compra
O CĂłdigo de Defesa do Consumidor assegura que, nas compras efetuadas em estabelecimentos comerciais (agĂȘncias ou concessionĂĄrias), se o veĂculo apresentar problemas de fĂĄcil constatação, vocĂȘ terĂĄ um prazo de 90 dias para reclamar.
Se eles nĂŁo forem resolvidos em 30 dias, vocĂȘ poderĂĄ exigir, Ă sua escolha: a troca do veĂculo por outro da mesma espĂ©cie, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço.
Se os problemas não forem aparentes e de fåcil constatação (ocultos), a reclamação poderå ser formalizada quando esses surgirem, obedecendo ao prazo legal de 90 dias
A compra de um veĂculo diretamente de uma pessoa fĂsica (particular) nĂŁo tem amparo no CĂłdigo de Defesa do Consumidor. Portanto, verifique bem o carro antes de adquiri-lo e negocie diretamente com o proprietĂĄrio, evitando intermediĂĄrios
Além da garantia legal prevista pelo Código do Consumidor, a loja ou concessionåria poderå conceder uma garantia contratual, que não é obrigatória. Mas ela deve ser fornecida por escrito, incluindo as regras e as condiçÔes de cobertura.
5) Quais itens avaliar em um test-drive
Antes de comprar um veĂculo usado, Ă© importante certificar-se de que o carro estĂĄ em bom estado. Para isso, uma avaliação visual e um test-drive sĂŁo fundamentais.
Na hora de realizar a compra, entretanto, o ideal é consultar um mecùnico de confiança, que poderå fazer uma inspeção mais detalhada e profissional.
Â
Â
DIRIJA SEMPRE COM ATENĂĂO E BOA SORTE !
Â
Whatsapp DR MARCELO MIGUEL
11 985334443
13 997831443
Â
Â
Â
Â
Â
LINK DA ENTREVISTA DIREITOS E DEVERES DE PEDESTRE E MOTORISTAS NO TRĂNSITO DR MARCELO MIGUEL â NOSSA RĂDIO SP â Clique na imagem !
Â
Â
SE VOCĂ GOSTOU DO CONTEĂDO COMPARTILHE ESSE ARTIGO !
Â
CLIQUE AGORA e Conheça nosso CANAL NO YOUTUBE CURTA NOSSOS VĂDEOS E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO CANAL E AJUDE MAIS CONDUTORES A CONHECER SEUS DIREITOS !
Â
Â
Para maiores INFORMAĂĂES IMPORTANTES SOBRE TRĂNSITO navegue em nossas pĂĄginas:
