CARRO POPULAR À 60 MIL – SONHO OU REALIDADE

O Governo Federal deve anunciar a volta daquilo que chamamos como “carro popular”.

Segundo apuração do nosso colega Eduardo SodrĂ©, da Folha de SĂŁo Paulo, o anĂșncio pode acontecer no prĂłximo dia 25 de maio, em razĂŁo das comemoraçÔes pelo Dia da IndĂșstria.

Tratado como prioridade por Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento, IndĂșstria, ComĂ©rcio e Serviços (MDIC), o projeto do carro popular surgiu de conversas iniciadas por lĂ­deres do mercado e alguns interlocutores do governo, como forma de aquecer o setor, muito prejudicado nos Ășltimos anos em razĂŁo da pandemia de Covid-19, guerra na UcrĂąnia e cenĂĄrio de crise econĂŽmica.

Ainda faltam detalhes para todo o projeto ficar pronto, mas, ao que tudo indica, as açÔes serĂŁo concentradas em incentivos fiscais, nacionalização da produção de insumos para as fĂĄbricas e linhas de crĂ©dito facilitadas. HĂĄ, entretanto, algumas dĂșvidas, como quais modelos atuais seriam contemplados ou se outros novos carros precisariam serem criados.

A expectativa é de que a primeira fase desse projeto do carro popular englobe modelos equipados com motor 1.0 em suas versÔes de entrada. Atualmente, os carros mais baratos do Brasil são o Renault Kwid, Fiat Mobi e Peugeot 208, todos custando R$ 68.990.

Com as medidas que devem ser anunciadas pelo govern o e pelas montadoras, a ideia Ă© que os carros de entrada ou “populares” sejam vendidos por preços prĂłximos dos R$ 50 mil. Vale lembrar que hĂĄ poucos anos, alguns dos carros jĂĄ citados e outros como o Fiat Argo ou atĂ© mesmo o VW Polo eram vendidos por esse preço em suas versĂ”es de acesso.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), inicialmente uma das entidades que começaram essa discussão do carro popular, não estå mais envolvida. Segundo a Folha, a entidade se afastou por questÔes de compliance.

O anĂșncio do projeto, se confirmado, serĂĄ feito na sede da Fiesp (Federação das IndĂșstrias do Estado de SĂŁo Paulo)

Fonte: Folha de SĂŁo Paulo

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