Â
Golpistas usam WhatsApp para publicidade e internet para compartilhar sites de leilÔes fajutos
Preços abaixo do mercado, facilidade de pagamento e ofertas encantadoras. Essas sĂŁo algumas das tĂĄticas usadas por golpistas para enganar potenciais compradores atravĂ©s de anĂșncios de leilĂ”es judiciais falsos. A modalidade tem ficado tanto em evidĂȘncia, que o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) chegou a divulgar alerta a consumidores, na Ășltima quarta-feira (29).
Segundo o ĂłrgĂŁo, golpistas estĂŁo se passando por leiloeiros pĂșblicos oficiais credenciados. Tribunais de Justiça de outros estados, como SĂŁo Paulo, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal tambĂ©m tĂȘm lançado os mesmos alertas, para evitar que as pessoas caĂam no golpe.
Em um dos casos mais recentes foi descoberto um endereço eletrÎnico não habilitado pelo Poder Judiciårio Estadual, que chega até mesmo a usar logomarca do Tribunal de Justiça e banners indicando tratar-se de ambiente seguro na internet.
Quem acessa a plataforma denominada âNTRATORESâ, onde sĂŁo divulgados anĂșncios de tratores e equipamentos agrĂcolas para leilĂŁo, encontra informação indicando que o site Ă© homologado pelo TJMS, no fim pĂĄgina. Mas, conforme o ĂłrgĂŁo, essa informação Ă© falsa.
Inclusive, o site citado nĂŁo se encontra na lista de leiloeiros cadastrados junto ao Tribunal de Justiça, cuja relação completa estĂĄ disponĂvel no site do ĂłrgĂŁo. Para acessar, clique aqui.
OrientaçÔes â Por meio da ComissĂŁo de Alienação de Bens Apreendidos, o TJMS alerta o consumidor a sempre observar se o endereço do site do leilĂŁo Ă© verdadeiro e orienta a nĂŁo realizar transaçÔes em dinheiro, tampouco manter contato com supostos leiloeiros por aplicativos de mensagens. E sempre consultar a lista de leiloeiras credenciadas pelo Tribunal, no link acima.
O golpe inclui envio de publicidade pelo aplicativo WhatsApp de supostos leilĂ”es, solicitando aos clientes pagamento pelo âPagSeguroâ ou depĂłsito de um valor de entrada para a reserva de veĂculos, os quais estariam supostamente sendo leiloados pelo ĂłrgĂŁo.
Caso de polĂcia â Cada vez mais âespecializadosâ, golpistas tĂȘm passado a perna atĂ© mesmo nos mais experientes. Conforme o delegado titular da Dedfaz (Delegacia Especializada de RepressĂŁo aos Crimes de DefraudaçÔes, FalsificaçÔes e Falimentares FazendĂĄrios), o mĂ©todo dos criminosos Ă© cada vez mais convincente.
âĂ um golpe bem elaborado, porque atĂ© pessoas que tĂȘm algum tipo de experiĂȘncia em compra de veĂculos em leilĂ”es, caĂram. EntĂŁo Ă© preciso muito cuidadoâ, alerta o delegado Geraldo Marim Barbosa.
Segundo ele, no Ășltimo ano, a estratĂ©gia dos golpistas tem evoluĂdo, mas o crime ainda deixa rastros. âNa maioria dos casos nĂŁo tinha referĂȘncia do veĂculo na pĂĄgina do leilĂŁo. Falava o modelo, ano, mas nada sobre placa, chassi, ou mesmo Renavamâ, alerta.
O delegado tambĂ©m destaca que mesmo havendo dados que possam ser verdadeiros, como CNPJ, Ă© preciso pesquisar. âA maioria usa CNPJ, mas hoje em dia Ă© fĂĄcil criar um, atĂ© pela internet. O endereço usado tambĂ©m pode ser prĂłximo a locais onde realmente existem garagens, entĂŁo Ă© preciso estar alertaâ, conclui.
Dr Marcelo MiguelÂ
Advogado Especialista em LeilĂ”es de VeĂculos e Fraudes em LeilĂ”esÂ
JĂĄ ajudou diversas vĂtimas na recuperação de valores pagos em golpe do leilĂŁo.