TJ alerta consumidor para GOLPE DE FALSOS LEILÕES judiciais na internet

 

Golpistas usam WhatsApp para publicidade e internet para compartilhar sites de leilÔes fajutos

Preços abaixo do mercado, facilidade de pagamento e ofertas encantadoras. Essas sĂŁo algumas das tĂĄticas usadas por golpistas para enganar potenciais compradores atravĂ©s de anĂșncios de leilĂ”es judiciais falsos. A modalidade tem ficado tanto em evidĂȘncia, que o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) chegou a divulgar alerta a consumidores, na Ășltima quarta-feira (29).

 

Segundo o ĂłrgĂŁo, golpistas estĂŁo se passando por leiloeiros pĂșblicos oficiais credenciados. Tribunais de Justiça de outros estados, como SĂŁo Paulo, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal tambĂ©m tĂȘm lançado os mesmos alertas, para evitar que as pessoas caĂ­am no golpe.

Em um dos casos mais recentes foi descoberto um endereço eletrÎnico não habilitado pelo Poder Judiciårio Estadual, que chega até mesmo a usar logomarca do Tribunal de Justiça e banners indicando tratar-se de ambiente seguro na internet.

Quem acessa a plataforma denominada “NTRATORES”, onde sĂŁo divulgados anĂșncios de tratores e equipamentos agrĂ­colas para leilĂŁo, encontra informação indicando que o site Ă© homologado pelo TJMS, no fim pĂĄgina. Mas, conforme o ĂłrgĂŁo, essa informação Ă© falsa.

Inclusive, o site citado não se encontra na lista de leiloeiros cadastrados junto ao Tribunal de Justiça, cuja relação completa estå disponível no site do órgão. Para acessar, clique aqui.

OrientaçÔes – Por meio da ComissĂŁo de Alienação de Bens Apreendidos, o TJMS alerta o consumidor a sempre observar se o endereço do site do leilĂŁo Ă© verdadeiro e orienta a nĂŁo realizar transaçÔes em dinheiro, tampouco manter contato com supostos leiloeiros por aplicativos de mensagens. E sempre consultar a lista de leiloeiras credenciadas pelo Tribunal, no link acima.

O golpe inclui envio de publicidade pelo aplicativo WhatsApp de supostos leilĂ”es, solicitando aos clientes pagamento pelo “PagSeguro” ou depĂłsito de um valor de entrada para a reserva de veĂ­culos, os quais estariam supostamente sendo leiloados pelo ĂłrgĂŁo.

Caso de polĂ­cia – Cada vez mais “especializados”, golpistas tĂȘm passado a perna atĂ© mesmo nos mais experientes. Conforme o delegado titular da Dedfaz (Delegacia Especializada de RepressĂŁo aos Crimes de DefraudaçÔes, FalsificaçÔes e Falimentares FazendĂĄrios), o mĂ©todo dos criminosos Ă© cada vez mais convincente.

“É um golpe bem elaborado, porque atĂ© pessoas que tĂȘm algum tipo de experiĂȘncia em compra de veĂ­culos em leilĂ”es, caĂ­ram. EntĂŁo Ă© preciso muito cuidado”, alerta o delegado Geraldo Marim Barbosa.

Segundo ele, no Ășltimo ano, a estratĂ©gia dos golpistas tem evoluĂ­do, mas o crime ainda deixa rastros. “Na maioria dos casos nĂŁo tinha referĂȘncia do veĂ­culo na pĂĄgina do leilĂŁo. Falava o modelo, ano, mas nada sobre placa, chassi, ou mesmo Renavam”, alerta.

O delegado tambĂ©m destaca que mesmo havendo dados que possam ser verdadeiros, como CNPJ, Ă© preciso pesquisar. “A maioria usa CNPJ, mas hoje em dia Ă© fĂĄcil criar um, atĂ© pela internet. O endereço usado tambĂ©m pode ser prĂłximo a locais onde realmente existem garagens, entĂŁo Ă© preciso estar alerta”, conclui.

Dr Marcelo Miguel 

 

Advogado Especialista em LeilÔes de Veículos e Fraudes em LeilÔes 

Jå ajudou diversas vítimas na recuperação de valores pagos em golpe do leilão.

 

WHATSAPP 11985334443

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *