VOLTA DO ATENDIMENTO DETRAN AGOSTO 2020

 

 

 

 

Governo amplia programa Poupatempo de 75 para 340 unidades e investe em serviços digitais

Estado aumentará cobertura de atendimento e levará serviços de excelência para todos os municípios paulistas

Mais bem avaliado programa de atendimento ao cidadão oferecido pelo Estado de São Paulo, o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Detran.SP. Ao aproveitar a já consolidada sinergia do Poupatempo, a iniciativa vai alçar o órgão estadual de trânsito a um novo patamar em relação à digitalização dos serviços, como também aprimorar indicadores de qualidade e de eficiência. Com isso, o Estado avança em mais uma etapa de integração, desburocratização e agilidade para facilitar a vida do cidadão.

“Desde quando iniciamos esta gestão, temos incessantemente buscado impulsionar a transformação digital no governo estadual com menos custos, oferecendo serviços públicos nas plataformas digitais de modo simples, intuitivo e acessíveis a todos”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp – empresa de tecnologia do Estado de São Paulo responsável por operacionalizar a implantação e administrar os postos do Poupatempo.

Inovador, o novo formato de atendimento será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída também até 2022. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.

Além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do Detran.SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.
“Tecnologia boa é aquela que aproxima Estado e pessoas de forma simples e eficiente. E essa diretriz se aplica totalmente ao Detran.SP, um órgão que presta importantes serviços ao cidadão paulista” destaca o presidente da Prodesp. 

Os novos postos serão ainda mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços, com eficiência Poupatempo, programa gerido pela Prodesp. “A inserção do Detran.SP no modelo de atendimento unificado ao cidadão será iniciada com a reabertura gradual das unidades”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani. “Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes a CNH e documentação veicular”, enfatiza Mascellani.

No processo de reabertura gradual, em 19/08, já estarão operando na nova modalidade as seguintes unidades do Poupatempo: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28/10.

Todas as inovações digitais desenvolvidas pela Prodesp até o momento permitiram colocar os principais serviços do Poupatempo e do Detran.SP na palma da mão de todos os paulistas. Acelerado pela pandemia do Coronavírus, o portal e aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.

Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. E apenas cinco dos que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização. Como por exemplo os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.

Com a inserção do Detran.SP no Poupatempo, o Estado poderá expandir cada vez mais a relação dos postos físicos, atendendo um número cada vez maior de pessoas com melhor qualidade. E o Detran.SP, com isso, passa a se concentrar integralmente nas atribuições referentes às atividades de planejamento, coordenação e implementação de ações indelegáveis do órgão.

Atendimentos presenciais 

Durante o evento também foi anunciada a retomada dos atendimentos nos postos físicos para 19/08, com permissão de agendamentos a partir de 18/08. Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo.

“É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP hoje já estão disponíveis online. E 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão”, explica o presidente do Detran.SP.

A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade. Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

Confira o cronograma abaixo:

19/ago
26/ago
2/set
10/set
16/set
23/set
30/set
14/out

* Data prevista. Em negociação com o município

28/out

* Data prevista. Em negociação com o município

Lapa
Santo André
Itaquaquecetuba
Guaratinguetá
Lençóis Paulista
Penápolis
Hortolândia
Barueri 
Itaquera
Santo Amaro
Osasco
Piracicaba
Ourinhos
Jales
Andradina
Santa Barbara D’Oeste
Itapevi
São Bernardo do Campo
Cidade Ademar
Taboão da Serra
Franca
Tatuí
Aguaí
Avaré
São Caetano do Sul
Atibaia 
Mauá
Guarulhos
Diadema
Americana
Jahu
Salto
Assis
Sumaré
Valinhos
Mogi das Cruzes
Suzano
Carapicuíba
Rio Claro
Itu
Pindamonhangaba
Itapetininga
Franco da Rocha
Embú das Artes
Santos
Caraguatatuba
São José do Rio Preto
Marília
Sao José dos Campos
Votuporanga
Itapeva
 
Itatinga
Guarujá
Campinas Shopping
Catanduva
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Jacareí
Registro
 
Porto Ferreira
Bauru
Sorocaba
Fernandópolis
Bragança Paulista
Taubaté
Bebedouro
Dracena
 
São Sebastião
 
Araraquara
Barretos
Mogi Guaçu
Limeira
Botucatu
Tupã
 
 
 
São Carlos
Caieiras
Sao João da Boa Vista
Araçatuba
Birigui
Lins
 
 
 
São Vicente
Cotia
Araras
Jundiaí
 
 
 
 
 
Praia Grande
Indaiatuba
Sertãozinho
 
 
 
 
 

fonte: Detran SP

SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA !

 

 

 

 

 
 
 
 

CLIQUE AGORA e Conheça  nosso CANAL NO YOUTUBE CURTA NOSSOS VÍDEOS E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO CANAL E AJUDE  MAIS CONDUTORES A CONHECER SEUS DIREITOS !

 
 
 
 

Para maiores INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE TRÂNSITO navegue em nossas páginas:

 

OUTRAS ALTERNATIVAS DE FINALIZAR O CONTRATO CLIQUE AQUI !

REVISIONAL DE CONTRATO EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

 

BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS

 

CASSAÇÃO DA CNH

 

SUSPENSÃO DA CNH

 

BLOQUEIOS DE CNH POR IRREGULARIDADE NA EMISSÃO

 

MULTAS DE LEI SECA

fim

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *