Projeto 40 pontos na CNH

Câmara dos Deputados deve votar projeto que aumenta pontos para perder CNH na próxima terça feira dia 23.

Pela proposta, condutor perderia a carteira de motorista apenas se passasse dos 40 pontos. Hoje, limite é de 20 pontos para todos os motoristas.

O projeto de lei que aumenta a quantidade de pontos para perda da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo condutor, passando de 20 para 40 pontos, pode ser votado nesta terça-feira (23), na Câmara dos Deputados. Encaminhado pelo governo federal no ano passado, o PL 3267/2019 altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

Pontuação na CNH

Entre os pontos do projeto de lei há o aumento da pontuação no prontuário do condutor de 20 para 40 pontos ao longo de um ano. Hoje, a carteira é suspensa caso o motorista atinja os 20 pontos dentro de um ano ou no caso de infrações específicas, registradas como gravíssimas.

A proposta que irá para votação foi modificada pelos deputados. O aumento será escalonado: 40 pontos para quem não receber multas gravíssimas, 30 para quem tiver no máximo uma infração gravíssima e 20 pontos para quem tiver duas ou mais multas gravíssimas.

Validade da habilitação

Outra importante mudança é o aumento na validade da CNH, atualmente de cinco anos. A proposta é que ela passe a valer por 10 anos. No caso de motoristas com mais de 65 anos, o prazo será de 5 anos.

O projeto que irá à votação prevê 10 anos para motoristas com até 50 anos; cinco para condutores entre 50 e 70; e três anos acima disso.

Aumento do prazo para Indicação do Condutor

Também deve ser votado o aumento para 30 dias para indicar o condutor responsável por uma infração quando não houver abordagem, situação que sempre causou muitos problemas pelo curto espaço de tempo para a indicação e a sua não aceitação em momento posterior.

SE VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA !

CLIQUE AGORA e Conheça ainda nosso CANAL NO YOUTUBE CURTA NOSSOS VÍDEOS E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NO CANAL E AJUDE  MAIS CONDUTORES A CONHECER SEUS DIREITOS !

Para maiores INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE TRÂNSITO navegue em nossas páginas:

CASSAÇÃO DA CNH

SUSPENSÃO DA CNH

BLOQUEIOS DE CNH POR IRREGULARIDADE NA EMISSÃO

MULTAS DE LEI SECA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *